SEO ou Adwords? Como investir em marketing digital?

Através de estratégias em marketing digital é possível utilizar os diversos canais disponíveis na web para alcançar os resultados que esperamos, seja o retorno em vendas ou simplesmente o aumento de acessos ao site. No entanto, é preciso definir prioridades e os meios mais vantajosos para obter o resultado mais satisfatório possível. Técnicas de SEO (Otimização de sites para os mecanismos de busca) e o Adwords (Links patrocinados) são técnicas ou ferramentas ideais para divulgação, venda, promoção ou visibilidade na internet. Neste sentido, talvez pelos custos envolvidos, num primeiro momento você queira escolher entre um ou outro para direcionar seus investimentos, até porque possuem diferenças significantes no procedimento, nos custos e no tempo de implementação e retorno. Qual o melhor investimento então? SEO ou Google Adwords?

SEO ou Adwords?

Investir em SEO significa essencialmente otimizar o site alterando sua estrutura para adequar-se às diretrizes do mecanismo de busca, aperfeiçoando a experiência do usuário e criando conteúdo de qualidade para alcançar uma melhor relevância a partir de determinados termos de busca. O retorno em SEO não é imediato, podendo demorar meses até que comece a fazer diferença, pois a análise e procedimentos precisam ser minuciosos e de forma contínua, mas com resultados duradouros.

Já o investimento em links patrocinados (Google Adwords), tem a característica de alcançar resultado imediato, claro, dependendo da eficiência das campanhas. É possível escolher os termos específicos (palavras-chave) a serem utilizados, definir o quanto vai pagar por cada clique no anúncio, limitar a região geográfica onde deverá aparecer e também o horário de veiculação. Enfim, serve muito bem para quem tem pressa em anunciar e vender, mas o retorno vai depender da continuidade ou não das campanhas, já que as mesmas são limitadas pelo orçamento diário e o saldo da conta.

Assim, pensando em um projeto de e-commerce que está iniciando, uma loja virtual que acaba de ser lançada, seria interessante iniciar algumas campanhas de links patrocinados e ao mesmo tempo ir trabalhando com a otimização do site. Quando verificar o aumento de resultados a partir da busca orgânica (SEO), pode ir equilibrando com as campanhas do Adwords, focando posteriormente onde estiver a melhor taxa de retorno (ROI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *