Link Building: as melhores estratégias de SEO em Marketing Digital

Para aumentar a popularidade dos sites e blogs em geral muitas estratégias são utilizadas por desenvolvedores e profissionais de marketing, mas quando consideramos as estratégias de SEO o link building talvez possa ser considerada uma das mais importantes e eficientes. Trata-se da construção de links externos para que estes apontem ou direcionem o acesso ao seu site.

Importante considerar que a quantidade não é tão relevante, mas sim, a qualidade dos links como referência para seu site. Nada mais é que do que uma indicação informando que vale a pena acessar determinado endereço web, assim sendo, quanto mais importante e relevante a origem desta indicação, mais significativo será o resultado na estratégia de marketing digital.

A base do link building

A estratégia de SEO para construção ou aquisição de links externos baseia-se principalmente no conteúdo e no relacionamento, ambos os fatores interligados.

Conteúdo: pode ser um post do seu site, uma pesquisa ou uma ferramenta criada por sua empresa, um infográfico, enfim, qualquer conteúdo que desperte interesse. Um link é como um compartilhamento, as pessoas compartilham aquilo que acham interessante. Ou seja, você precisa ter conteúdos ou informações tão boas ao ponto de se tornar referência para outros sites e blogs.

Relacionamento: o link building não vive só de conteúdo atraente. Você precisa fazer com que ele chegue às pessoas que podem referenciá-lo em seu próprios sites. Além disso, quando você está fazendo um trabalho de link building é preciso ter cuidado em como abordar as pessoas que podem publicar um link para sua página. Ninguém gosta de compartilhar um link quando ele parece comercial. É importante fazer uma abordagem amigável e despertar a atenção para o que você tem a compartilhar.

Apoio de links internos

Caso o objetivo seja mais especificamente a venda de produtos, não é necessário direcionar o link para a loja ou produto, mas sim, uma página que apresente um conteúdo relevante e desperte interesse. Essa página servirá para entrada no site e receberá a relevância dos links externos, identificada como landing page.

Essa página específica não precisa necessariamente ser acessada facilmente pelos usuários, mas a partir dela você pode explorar as principais páginas com o texto âncora ideal e fortalecendo a popularidade de outras páginas do seu site.

Escrever guest posts

A prática de guest posts surge como potencial para bons links. Neste caso é necessário entrar em contato com administradores de outros sites e oferecer conteúdo original e de qualidade para os mesmos postarem em suas plataformas, tendo em troca um link direcionado para seu site inserido no post.

Primeiramente é preciso buscar os sites e blogs relacionados com o assunto desejado e que esteja relacionado com sua estratégia de link building. É de extrema importância também o relacionamento com o dono ou administrador do site parceiro para que alcance os resultados satisfatórios.

Conclusão

A construção de links exige esforço de relacionamento e criação de conteúdo, porém é uma das estratégias de SEO mais relevantes para a autoridade da sua empresa ou seu negócio na internet. Pode ter certeza, o investimento em conteúdo, análise e capacitação de profissionais sempre vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *