Estratégia de marketing digital para pequenas empresas

O modo com as empresas se comunicam com o cliente vem se transformando através da internet, desde o primeiro contato até o resultado final que é a venda. Depois disto ainda temos a continuidade de relacionamento da empresa para com o cliente, quando são utilizadas estratégias para fidelização e negociação para benefício de ambos os lados. Precisamos considerar, neste sentido, que hoje existem muitas opções de produtos e serviços disponibilizados nos mais diversos canais de vendas e a concorrência cresce a cada dia. Assim, o trabalho de conquista do cliente precisa ser bem planejado para alcançar o resultado esperado.

Os próprios consumidores possuem ferramentas mais eficazes de pesquisa e avaliação para que então possam fazer a escolha certa, tomar uma decisão sem arrependimento. Indicações e recomendações de outros usuários colaboram neste caso para que surja a desejada convicção acerca do produto ou serviços em questão.

Nesta batalha de conquista do cliente, convencendo o consumidor a chegar até o seu canal de vendas, o marketing digital faz toda a diferença dentro da infinidade de estratégias possíveis a serem aplicadas.

Muitas pequenas empresas talvez ainda possuem certo receio em investir adequadamente em uma estratégia de marketing digital, questionando vantagens, benefícios e a própria importância dentro do planejamento da própria empresa. Acompanhe a seguir, alguns benefícios que uma estratégia eficiente de marketing digital pode trazer.

1. Mensuração detalhada

Através do marketing digital, conseguimos mensurar em detalhes os resultados de cada campanha e saber o que funciona ou não, para então continuar investindo nas ações que dão melhor retorno.

2. Segmentação eficiente

Ao separarmos os leads conforme o interesse, podemos promover ações com foco muito maior e nos relacionarmos apenas com o público que tem curiosidade pelo que temos a oferecer.

3. Audiência em potencial

A produção de conteúdo relevante gera possibilidades para a construção de uma base de e-mails, assinantes, seguidores nas redes sociais, entre outros. Com o tempo, esses contatos se tornam clientes em potencial.

4. Meios de atração

Os acessos podem ser através de mecanismos de busca orgânica, email, anúncios ou redes sociais, levando potenciais clientes de forma crescente para o site da empresa, aumentando as chances de vendas.

5. Custo-benefício incrível

Ao agregarmos ideias inteligentes com boa aplicação de recursos e boas ferramentas, o investimento na internet tem muito mais retorno se compararmos com as mídias tradicionais.

Por esses benefícios, diversas empresas já experimentaram excelentes resultados e, consequentemente, estão investindo cada vez mais no marketing digital.

 

Estratégias simples para pequenas empresas

1. Criar conteúdo relevante

A internet é movida a conteúdo criado por pessoas e empresas que compartilham informações diversas para finalidades variadas. Quando falamos de conteúdo, não significa apenas textos, mas também vídeos, imagens, áudios disponibilizados em formatos adequados a cada plataforma. Conteúdo de qualidade é criado para gerar interessa ao público-alvo, consequentemente aumentando o engajamento do seu negócio.

2. Estar onde seu público está

Para atrair mais clientes ao seu negócio é necessário saber onde ele está. Tudo depende do perfil do seu público-alvo, gostos e afinidades que definem a segmentação ideal e a plataforma utilizada por eles. Se há uma tendência de seus potenciais clientes gostarem de assistir vídeos, o Youtube é uma boa plataforma para investir. Se a área do seu negócio está relacionada com moda, gastronomia ou viagens, talvez o Instagram é uma boa opção, e assim por diante.

3. Anunciar em diversos formatos

Após identificar onde estão seus potenciais clientes, já pode investir em anúncios pagos. Vários sites e redes sociais possuem ferramentas de anúncios, com opção de baixo investimento pra começar. A grande vantagem no marketing digital é o investimento em segmentos detalhados, alcançando o público de forma bem específica.

4. Analisar os resultados

Ao final de cada campanha ou período determinado, os resultados precisam ser analisados, para eventuais ajustes, seja no material veiculado ou no valor de investimento. Existem várias ferramentas, pagas ou gratuitas, que possibilitam a mensuração e análise dos resultados. Escolha o melhor método de análise e a melhor ferramenta adequada ao seu negócio.

Enfim, não há segredos, apenas a elaboração de uma estratégia eficiente para alcançar resultados satisfatórios.

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