Por que preciso desenvolver um site responsivo?

Já percebeu as mudanças ocorrendo há algum tempo no desenvolvimento de sites para a plataforma mobile? Com a rápida evolução dos dispositivos móveis percebemos que os recursos apresentados online precisam ser adaptados para uma interface amigável ao usuário. Desde a escolha do serviço de hospedagem, passando pelo desenvolvimento do website e até a experiência do usuário, tudo deve ser analisado. Um website responsivo é, atualmente, uma regra básica e não mais apenas um diferencial, inclusive considerando as recentes mudanças no algoritmo do Google, mecanismo de busca mais popular utilizado na web.

Atualmente, precisamos estar considerando um atualização que busca salientar a importância de ter websites desenvolvidos para melhor serem visualizados em dispositivos móveis de uma forma dinâmica e organizada, levando em consideração uma navegação excelente com usabilidade e rapidez.

Criar um Site Responsivo

O que é ter um site responsivo?

Ao acessar o conteúdo do website no seu computador, o mais provável é que todos os elementos da estrutura do site sejam apresentados de forma organizada e estruturada de uma maneira mais eficiente possível para que sua navegação seja sempre eficaz ao usuário.

Todo este processo parece ocorrer de um modo tão natural que pode ficar imperceptível entender cada detalhe envolvido no carregamento de uma página, assim como os padrões utilizados na organização do layout e otimização do conteúdo. No entanto, com o aumento na utilização dos dispositivos móveis para a navegação na web, foi preciso mudar a forma como tudo era apresentado na tela ao usuário, seja com relação ao conteúdo ou o layout, considerando inclusive a navegação entre as páginas. Tudo precisaria estar adaptado ao tamanho de uma tela que cabe no bolso. Tamanho de fontes, as imagens, links e botões precisariam estar adaptados sem precisar do zoom.

Por isso, um site responsivo é desenvolvido a partir de regras para identificação do dispositivo que está sendo utilizado e assim apresentar toda a estrutura e conteúdo de forma a ser melhor apresentado, facilitando a navegação, leitura e visualização geral.

Assim, com todas estas mudanças e atualizações, o Google estabeleceu uma considerável melhora no ranking de posicionamento de sites adaptados aos dispositivos móveis, pensando exatamente na melhor experiência do usuário que está buscando por conteúdo. Este se torna mais um fator a ser considerado para um site de qualidade diante de um mercado tão competitivo, lembrando inclusive na possibilidade de otimização de sites (SEO) que já existem. Seja um website institucional ou loja virtual (e-commerce), é imprescindível esta consideração no seu desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *